quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Chateau St. Michelle Artist Series Meritage & Eroica Riesling Ice Wine


Chateau Ste. Michelle é a mais antiga vinícola do Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, e uma das mais respeitadas. Conhecida por premiados vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, também é famosa por seus Rieslings e por seus Syrahs.


A sede principal da vinícola (The Chateau) se localiza a cerca de 25 km ao nordeste de Seattle, contando ainda com a subsede Canoe Ridge Estate, a leste de Seattle, perto da cidade de Paterson, nas cercanias da prestigiada AVA (American Viticultural Aerea) de Hiorse Heaven Hills. Além desta última AVA, a vinícola possui vinhedos na AVA Columbia Valley.

Chateau Ste. Michelle mantém dois prestigiosos projetos, o Col Solare, em parceria com o grupo Antinori (Toscana, Itália), e o Eroica, em parceria com Ernst Loosen (Mosel, Alemanha)este projeto voltado para vinhos com a Riesling.

Em 2004, o Chateau Ste. Michelle foi aclamado a vinícola do ano pela prestigiada publicação norte-americana Wine Enthusiast.
Os vinhos do Chateau Ste. Michelle são, em apertada síntese, de extrema qualidade, inclusive os vinhos de entrada, vencedores no quesito qualidade-preço. Justamente por esse binômio tenho colocado em cartas recentemente elaboradas alguns de seus vinhos, como, por exemplo, o Chateau Ste. Michelle Syrah e o Chateau Ste. Michelle Chardonnay, com excelente receptividade do público.

Faz algumas semanas participei de um evento da importadora Winebrands, o Winebrands Lounge 2013. Trata-se de uma feira de vinhos, com estandes de vinícolas, ou estandes temáticos por regiões ou países.

Durante o evento, algumas degustações temáticas ocorriam paralelamente. Participei de uma degustação de vinhos do Chateau Ste. Michelle. Mais especificamente de uma degustação vertical dos vinhos da linha Artist Series Meritage.

Os vinhos da linha Artist Series Meritage são vinhos de edição limitada, vendidos em caixas com três garrafas de 750ml, e lançados anualmente, sempre, no melhor estilo Château Mouton Rothschild, com rótulos desenhados por renomados artistas contemporâneos.

Como o termo Meritage indica são vinhos com assemblage bordalês, com prevalência da Cabernet Sauvigon, procurando mostrar o caráter e potência dos vinhos de Washington.

Degustamos quatro safras do Chateau Ste. Michelle Artist Series Meritage: 2006, 2007, 2008 e 2009, todos excelentes e da AVA Columbia Valley. Embora prontos para beber (uma característica constante de vinhos norte-americanos), apresentavam grande potencial de guarda. Meus preferidos foram o 2006 e 2009, já apresentando o primeiro aromas terciários bem nítidos, com taninos já, por assim dizer, domados.

Para finalizar degustamos o raro Eroica Riesling Ice Wine 2006o (parceria do Chateau Ste. Michelle com a vinícola alemã Dr. Loosen), um vinho especial, com uvas colhidas no último dia de outubro daquele ano, à noite, e cobertas com fina camada de gelo. Para mim, que sou um grande apreciador dos vinhos de sobremesa, esse foi o melhor Ice Wine que já degustei, com aromas incríveis de damasco, pêssego e mel, além de uma grande persistência. Incrível!

Acho que já tenho mais uma área de vinhos na minha lista de lugares a visitar...

Cheers!