
Na França é tradicional, por exemplo, a Foire aux Vins d’Alsace, um festival gastronômico, que ocorre por cerca de dez dias em Colmar durante a segunda metade de agosto.
Porém, mais do que significar feiras regionais de vinhos, a Foire aux Vinsé uma verdadeira instituição francesa. Se visitarmos a França em setembro, início de outubro, em todos os supermercados e em praticamente todos os cavistes (lojas de vinhos) iremos nos deparar com o termo, sempre em destaque.
Trata-se de um período em que os estabelecimentos vendem inúmeros rótulos de vinhos, das mais variadas origens (não são apenas os franceses, embora prevaleçam, por razões óbvias), de tipos diversos e diversificadas faixas de preço, com descontos substanciais.
É a época em que os franceses aproveitam para abastecer suas adegas, seja comprando vinhos para pronto consumo, seja para guarda.
Cada estabelecimento, caviste ou supermercado, tem seu período específico de Foire aux Vins entre o final de agosto e início de outubro, uns com períodos mais longos e outros com períodos mais curtos.

A origem da Foire aux Vins remonta ao ano de 1973, quando a direção da rede de supermercados E. Leclerc decidiu buscar vinhos mais sofisticados para vender em suas filiais, buscando vinhos de AOC/AOPs (Appellation d'Origine Contrôlée/Protégée). Após muitas negativas, acabaram por vencer as resistências iniciais, passando a vender vinhos de Bordeaux, dentre outros, democratizando, assim, o acesso e o consumo do vinho.
Alguns dizem em tom jocoso que setembro é escolhido para a principal Foire aux Vins para os pais comemorarem a volta às aulas dos filhos após as férias de verão no hemisfério norte; já outros defendem que é para comemorar a nova colheita.
A Foire aux Vins ocorre ainda em março e início de abril, embora a do segundo semestre seja mais badalada.
De qualquer forma, estando na França, é uma excelente oportunidade para adquirir vinhos. A Foire aux Vins, mais que uma feira, é uma verdadeira festa do vinho! Santé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário