O Domaine Rostaing é hoje um dos produtores mais reverenciados em Côte-Rôtie por connaisseurs do mundo todo, que buscam avidamente por seus vinhos.
Posteriormente, René e sua esposa herdaram (primeiro de seu sogro, e depois de um tio) cerca de 25 acres, expandindo seus vinhedos e, consequentemente, aumentando sua produção.
No final da década de 1990, René adquiriu uma pequena propriedade perto de Nîmes (Côteaux du Languedoc), o Domaine Puech Chaud. Uma nova forma de experimentar sua amada Syrah e outras uvas típicas do sul da França, como a Grenache.
Atualmente, o Domaine Rostaing produz, a partir de suas modestas instalações em Ampuis, vinhos a partir de alguns dos melhores vinhedos ou de parcelas da Côte-Rôtie: 14 lieux-dits, incluindo quase dois hectares em La Landonne; 1,5 em Fongeant e 1,2 hectares em La Viallière. A maior parte das videiras remontam às décadas de 1960 e 1970, sendo algumas centenárias.
Já faz alguns anos René passou o comando da vinícola para seu talentoso filho Pierre, que manteve a tradição do Domaine Rostaing. René observa, com imenso orgulho, conforme pudemos testemunhar quando de nossa visita, o trabalho de seu filho.
Conforme a safra, as técnicas podem se diferenciar, porém sempre evitando vinhos pesados, com exagero na fruta. Assim, as uvas podem ser desengaçadas ou não, e a maceração pode variar de 7 a 20 dias.
O Domaine produz, na sua propriedade do Norte do Rhône, os seguintes rótulos:
- Domaine Rostaing Côte-Rôtie Cote Blonde;
- Domaine Rostaing Côte-Rôtie La Viaillére;
- Domaine Rostaing Côte-Rôtie Ampodium;
- Domaine Rostaing Condrieu La Bonnette;
- Domaine Rostaing Les Lézandes Viognier;
- Domaine Rostaing Les Lézandes Syrah.
O dia de nossa visita acabou coincidindo com o início da vindima. Fomos recebidos pelo simpático René, que nos contou sobre seus vinhos, sobre a sua filosofia, sua história e explicando as nuances de Côte-Rôtie e da região vizinha.
Pierre estava a mil recebendo as primeiras uvas, porém entre a chegada de uma carreta e outra conversava conosco, dizendo como aquela safra de 2019 lhe parecia promissora. A empolgação de todos preenchia a atmosfera.
Tivemos naquela inesquecível e agradável tarde ensolarada a oportunidade de degustar os seguintes vinhos retirados por René diretamente da barrica:
1) Domaine Rostaing Côte-Rôtie Ampopium 2018;
2) Domaine Rostaing Côte-Rôtie La Landonne 2018;
3) Domaine Rostaing Côte-Rôtie Cote Blonde 2018;
4) Domaine Rostaing Condrieu La Bonette 2018.
Embora jovens, todos eram espetaculares, únicos, e demonstravam o seu grande potencial. Agora é esperar seu lançamento no mercado e lutar para conseguir algumas garrafas, pois seus vinhos são realmente muito disputados.
Santé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário