No entanto, já no final da década de 1990, a popularidade da Merlot aliada à ganância de muitos produtores resultaram no plantio da uva em larga escala nos Estados Unidos, sem maiores preocupações senão com os altos rendimentos dos vinhedos. Isso acabou por acarretar uma enxurrada de vinhos medíocres.
Ao final de 2004, as vendas dos vinhos feitos com a Merlot caíram drasticamente, efeito da hostilidade do personagem Miles do filme Sideways (relembre aqui) com a uva, efeito esse obviamente somado à enxurrada de péssimos vinhos elaborados com a uva e mencionados anteriormente.
Nesse mesmo período, a popularidade e as vendas da Pinot Noir, endeusada no filme Sideways, cresceram 20% nos Estados Unidos e seguiram aumentando nos anos seguintes.
Em 2008, o diretor Rudolf N. McClain lançou o documentário Merlove, uma bem-humorada resposta ao filme Sideways (“a documentary celebrating Merlot wine in response to the movie Sideways”), a que tive o prazer de rever recentemente degustando uma garrafa de Château Les Hauts-Conseillants Lalande de Pomerol 2013 (90% Merlot, 10% Cabernet Franc).
do Château Tertre Rotenboeuf, e muitos outros.
Uma pena que o documentário não explore outras regiões com bons vinhos elaborados com a Merlot, a Toscana ou mesmo o Brasil onde é apontada como uma das melhores uvas.
Por fim, sugiro assistir no YouTube a esse divertido vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=6efO9ReiKQM
Santé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário